HOME
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


   Porta Pallets
 

MATÉRIA SOBRE PORTA PALLETS

PORTA PALLETS CONVENCIONAIS

Descubra quais são as vantagens e as novidades de ter esse tipo de estrutura de estocagem em seu armazém.

Há várias alternativas para organizar eficientemente seu armazém e aumentar a segurança do local. Uma das mais simples e baratas é, sem dúvida, a instalação de porta pallets convencionais. Essas estruturas trazem muitos benefícios, desde o acesso mais rápido aos itens e separações mais otimizadas, até maiores capacidades de estocagem.

Esse tipo de equipamento serve para três finalidades básicas:

Utilização cúbica:
fornece a estrutura de apoio necessária para o empilhamento de produtos em alturas maiores do que seria possível se os paletes com produtos fossem empilhados uns sobre os outros.

Proteção do produto:
elimina as forças de esmagamento verticais que ocorreriam se os produtos fossem empilhados uns sobre os outros e protege o produto do impacto dos veículos.

Organização:
cada palete é estocado em um local exclusivo.

As estruturas porta pallets convencionais são indicadas para quase todos os tipos de armazenagem.

O sistema convencional possui vários tipos de acessórios, entres eles:

Tranversinas:
pemitem que o palete seja estocado com o apoio em outro sentido.

Plano H:
pemite que sejam estocados paletes com profundidades diferentes.

Porta-skids:
usado para viabilizar a estocagem de caçambas ou paletes especiais.

Entre os acessórios, há alguns que podem ser utilizados para aumentar a segurança do equipamento. Os mais comuns são os protetores. Existem inúmeros modelos que visam proteger as colunas de eventuais choques com os equipamentos de movimentação.

Vantagens

A empresa que optar por ter uma estrutura porta pallets convencional em seu centro de distribuição, contará com inúmeras vantagens em seu sistema de armazenagem. Provavelmente, a principal delas é a seletividade. Possui acesso fácil a qualquer posição de armazenagem, a qualquer momento, sem precisar movimentar as outras cargas. Além disso, como o sistema trabalha com posições fixas, fica mais fácil a utilização de sistemas informatizados para controle de todo o estoque.

Outra vantagem surge quando comparamos seu custo a outros tipos de porta pallets (drive-in, dinâmico, racks, etc.). Não existe nenhuma estrutura de estocagem com menor custo, além da possibilidade de possuir um bom valor de revenda como equipamento usado.

Outro aspecto que conta muito na hora de escolher o porta pallets convencional é o baixo custo com a manutenção do equipamento. Devido à sua estrutura metálica ser leve e resistente, o porta pallets convencional torna-se um equipamento versátil, pois se pode alterar sua configuração com muita
facilidade, mantendo assim o custo de sua manutenção baixo.

Segurança

Além dos acessórios, já citados anteriormente, as empresas que fabricam estruturas porta pallets convencionais utilizam-se de outros métodos para proporcionar a segurança máxima para seus clientes na hora da armazenagem.

A principal norma seguida pelos fabricantes desse tipo de estrutura é a ABNT NBR 15524, de 2007, que se aplica especificamente às estruturas porta pallets e define os termos de armazenagem utilizados nesse tipo de sistema.

Outro fator que compromete a segurança das estruturas são as avarias. As mais comuns são causadas pelo impacto de empilhadeiras contra os porta pallets.

Para evitar que tais avarias prejudiquem o sistema de estocagem, é necessário fazer a manutenção correta nos equipamentos.

Mercado

Com o crescimento do poder de aquisição das classes sociais, houve um aumento na demanda de produtos. Com isso as empresas se obrigam a ter sempre um estoque de material (tanto matéria-prima como produtos finalizados) para poder atender o mais rápido possível seus clientes, tomando isso como um diferencial de seus concorrentes.

Por essa razão, a venda das estruturas porta pallets convencionais cresceu muito. As empresas estão verticalizando seus estoques, aumentando assim o número de produtos estocados sem ter de aumentar o espaço físico.

Podemos dizer que hoje o sistema de porta pallets convencional está presente nas pequenas, médias e grandes empresas.

Fonte: Revista Logística

   
        Home | Serviços | Produtos | A Empresa | Contato |
  © Copyright Alpha Maximus.                                  ::Grupo eXtreMa Design::